Metodologia de Desenvolvimento de Software: Seja Eficiente!

Conforme mencionado, a metodologia de desenvolvimento de software é um agrupamento de práticas que direciona a criação de softwares. Ela é responsável por sistematizar a criação, o projeto, a implementação e a testagem. Essas práticas são essenciais para assegurar a eficiência, organização e a qualidade do desenvolvimento e assim atender as expectativas e requisitos do projeto.

Metodologias tradicionais

Agora que já conhecemos a visão geral da metodologia de desenvolvimento de software, vamos conhecer quais são as metodologias tradicionais:

1 – Modelo espiral

Este modelo integra elementos do ciclo de vida iterativo e cascata, ressaltando prototipagem e a avaliação dos riscos. Este desenvolvimento é feito em ciclos repetidos

2 – Cascata (Waterfall)

metodologia de desenvolvimento de software

Este modelo se caracteriza pelo formato sequencial e linear, ou seja, cada estágio só começa depois da finalização do anterior. Apesar de bastante útil para projetos com requisitos definidos desde o começo, esta metodologia pode ser um pouco intolerante e não reage bem às mudanças.

3 – Modelo incremental

No modelo incremental, o desenvolvimento é dividido em partes menores ou incrementos, possibilitando a entrega parcial ou progressiva. Cada um dos incrementos inclui novas funcionalidades ao software.

4 – V-Model

Essa metodologia é uma continuidade do modelo cascata e ressalta a importância de realizar os testes em cada uma das etapas do ciclo de desenvolvimento.

Tendências atuais no desenvolvimento de software

Atualmente as tendências para o desenvolvimento de software ressaltam:

  • Agilidade nos processos.
  • Ciclos menores.
  • Colaboração de toda a equipe.
  • Entregas de qualidade ao cliente.

A seleção da metodologia vai depender do contexto do projeto, das necessidades do cliente e das preferências da equipe. Por isso é fundamental ajustar as práticas de acordo com o desenvolvimento do cenário tecnológico e do mercado, mantendo-se sempre antenado com as novas tendências, tais como:

  • DevOps.
  • Metodologias ágeis.
  • Desenvolvimento lean.
  • Test-Driven Development – TDD.
  • Metodologias híbridas.

Fatores a serem considerados ao escolher uma metodologia de desenvolvimento de software

metodologia de desenvolvimento de software

No momento de escolha da metodologia de desenvolvimento de software é importante se atentar em alguns fatores para garantir o sucesso do projeto. Dentre os quais destacamos:

Tamanho e complexidade do projeto

Para os projetos de maior complexidade é tolerada uma estrutura um pouco mais detalhada, como, por exemplo, a espiral ou a cascata. Já os projetos de menor complexidade podem usufruir dos benefícios de abordagens mais ágeis, nas quais são garantidas a constante adaptação e flexibilidade.

Requisitos e objetivos do projeto

Para selecionar uma metodologia mais adequada é importante compreender os objetivos e requisitos do projeto. Caso os requisitos estejam sempre em constante alteração, abordagens ágeis como Kanban e Scrum são mais adequadas, pois elas possibilitam uma contínua adaptação. Mas se os requisitos já foram estabelecidos desde o começo do projeto, recomenda-se abordagens sequenciais, como por exemplo, o modelo de cascata.

Restrições de prazo e orçamento

Os projetos com um prazo de entrega menor tendem a se beneficiar com metodologias ágeis que dão prioridade para entregas frequentes, possibilitando uma resposta breve a alterações de prioridade. Já nos casos em que o orçamento é baixo, priorize abordagens que otimizem os recursos e diminuam o desperdício.

Recomendações para a seleção da metodologia adequada

No momento de escolha da metodologia de desenvolvimento de software é fundamental:

  • Analisar as incertezas e os riscos.
  • Consultar a equipe e as partes interessadas.
  • Planejar a transição e o acompanhamento.
  • Priorizar a flexibilidade das ferramentas.

Além disso, também vale atentar-se à avaliação da cultura organizacional e à adaptação da metodologia selecionada. Todas essas recomendações visam garantir resultados eficientes e um projeto bem-sucedido.

Opah IT: Excelência em metodologia de desenvolvimento de software

Você conhece a Opah IT?

Ela utiliza as melhores metodologias de software, de acordo com as necessidades de seus clientes. A empresa também é reconhecida por utilizar as mais recentes práticas e inovações tecnológicas do mercado.

A Opah IT constrói softwares que se adaptam perfeitamente às suas necessidades, além de dar todo o apoio e suporte no desenvolvimento da solução ideal para o seu negócio.

Quer eficiência e rapidez na transformação digital do seu empreendimento, fale com a Opah IT!

Metodologia de Desenvolvimento de Software: Conclusão

Concluímos que selecionar de maneira rigorosa a metodologia de desenvolvimento de software é um fator importante para obter sucesso no desenvolvimento de projetos.

Outros pontos essenciais são: a análise de riscos, a postura de adaptação, a  colaboração com as partes e a equipe. Dessa forma, as equipes estarão mais preparadas para enfrentar qualquer desafio, entregando um software de alta qualidade e de maneira eficiente.

Escolhendo a metodologia de desenvolvimento de software adequada, a satisfação dos seus clientes estará garantida.

Comentários