Outsourcing de Infraestrutura de TI: Uma Abordagem Eficiente

Neste artigo, iremos abordar o conceito de outsourcing de infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação), como sendo uma prática eficiente para gestão tecnológica das empresas. A prática de outsourcing de infraestrutura, nada mais é que a delegação de responsabilidades pela manutenção, gestão e operação dos sistemas de TI a provedores externos capacitados.

Manter uma gestão eficiente da infraestrutura tecnológica é fundamental para ter uma empresa bem-sucedida, já que o TI se tornou extremamente importante para o funcionamento das organizações.

Acompanhe a seguir os benefícios, desafios, além das melhores práticas para o sucesso da terceirização ou outsourcing de infraestrutura.

Benefícios do outsourcing de infraestrutura de TI

Outsourcing de Infraestrutura de TI

Redução de custos operacionais

Quando uma empresa opta pelo outsourcing ou terceirização, ela pode economizar significativamente em gastos operacionais. Isso porque ao invés de fazer um investimento em uma infraestrutura própria, manutenção, contratação de equipe especializada e atualização, ela pode possuir um provedor externo que assume todas essas responsabilidades, permitindo uma melhor previsibilidade dos custos, pois geralmente, os gastos são acordados em contratos.

Flexibilidade e escalabilidade

Obtendo o outsourcing de infraestrutura, as organizações possuem a capacidade de acertar seus recursos conforme as suas necessidades. Seja reduzindo ou aumentando a infraestrutura, as adaptações são realizadas de maneira eficiente e ágil, conforme as demandas do negócio, o que é perfeito para cenários de rápida expansão ou limitação.

Melhoria da eficiência e produtividade

Nos provedores de outsourcing a tecnologia é especializada. Eles possuem a expertise para administrar a infraestrutura de maneira eficiente e com isso a produtividade da equipe interna aumenta consideravelmente, podendo focar nas atividades principais da empresa, enquanto que as tarefas técnicas e de suporte são realizadas pelo outsourcing.

Desafios do outsourcing de infraestrutura de TI

Outsourcing de Infraestrutura de TI

Por mais que o outsourcing traga muitos benefícios para as empresas, por outro lado, sempre existem alguns desafios que devem ser levados em consideração pelas organizações antes de tomar essa decisão:

Segurança e privacidade dos dados

A segurança e privacidade de dados são uma das primeiras preocupações das empresas ao transferirem a gestão da infraestrutura de TI para um provedor externo. Por isso, é de extrema importância que o fornecedor escolhido possua medidas de segurança cibernéticas severas, que protejam os dados confidenciais e os tornem invioláveis.

Sendo assim, escolha uma empresa com profissionais e equipamentos de alta qualidade e com reputação no mercado de extrema confiabilidade.

Risco de dependência excessiva do fornecedor de serviços

Quando a empresa opta por um provedor externo para a gestão da infraestrutura tecnológica, ela pode se tornar extremamente dependente desses fornecedores, tornando a organização vulnerável. Se algum problema grave ocorrer com o provedor, a empresa será prejudicada com a dificuldade na retomada das operações.

Por isso, devemos ressaltar a importância de contratar empresas especializadas e também, de planejar estratégias de emergência, além de diversificar os fornecedores para amenizar os riscos.

Garantia da qualidade dos serviços prestados

Outro desafio encontrado pelas empresas na hora de optar pelo outsourcing de infraestrutura de TI é a qualidade do serviço oferecido pelos fornecedores. Este é um ponto fundamental para o sucesso das organizações.

Antes de fechar negócio, é interessante que a empresa pesquise e assegure que o provedor tenha uma boa reputação, que possua as certificações necessárias para operar e que tenha experiência comprovada no mercado.

Além disso, é interessante que o fornecedor tenha um algum tipo de indicador de desempenho (KPI) e que acompanhe constantemente o comprimento dos níveis de qualidade do serviço determinados em acordo.

Melhores práticas para o sucesso do outsourcing de infraestrutura de TI

As melhores práticas para obter sucesso no outsourcing de infraestrutura de TI são:

  • Realizar uma análise detalhada da empresa que será contratada.
  • Escolher um provedor de serviço que possua a confiança do mercado.
  • Fechar um contrato detalhado com todas as garantias de manutenção.
  • Manter os canais de comunicação sempre disponíveis.
  • Solicitar a avaliação e monitoramento constante por parte da provedora de serviços.
  • Identificar e amenizar potenciais riscos.
  • Avaliar o custo-benefício do outsourcing de infraestrutura constantemente.

Seguindo essas boas práticas, as organizações têm maiores chances de obter sucesso com o outsourcing de infraestrutura de TI, aproveitando todas as vantagens desse tipo de serviço.

Software de monitoramento para provedores externos: Conte com a Opah IT

Se você deseja ter uma gestão eficiente da infraestrutura da sua empresa, opte pelo monitoramento do outsourcing de infraestrutura. Programas de prevenção e gerenciamento de desastres são essenciais para as empresas de tecnologia;

Para ter toda essa eficiência em sua empresa, conte com a Opah IT. Eles podem te ajudar no desenvolvimento de sistemas de alerta, revisão e controle. Possuir um software capaz de verificar constantemente a qualidade e a eficiência dos seus provedores externos pode fazer a diferença em situações críticas.

Quer ter mais controle e gerenciamento dos seus provedores externos de serviços? Fale com a Opah IT!

Outsourcing de Infraestrutura de TI: Conclusão

Ao longo deste artigo vimos como o outsourcing de infraestrutura de TI pode ser uma abordagem eficiente para as empresas em sua gestão tecnológica. Destacamos também vários benefícios do outsourcing, como a melhoria da eficiência, diminuição dos gastos e flexibilidade.

Por outro lado, também abordamos alguns desafios enfrentados pelas empresas que optam por essa prática, sendo extremamente importante procurar por  provedores experientes e com certificação de operação.

Podemos concluir que o outsourcing de infraestrutura de TI é uma das melhores alternativas para as empresas que desejam obter uma gestão tecnológica mais eficiente, concentrando o foco da equipe interna no que realmente importa.

Comentários